terça-feira, 3 de julho de 2007

Filhos da Pátria!

Esses dias, assisti a um episódio do seriado The Simpsons, onde a família de Bart veio ao Brasil. Foi uma outra oportunidade que tive para observar como os estrangeiros enxergam o nosso país. No episódio, eles foram para o Rio de Janeiro. Lá, encontraram de tudo. Ratos descendo das favelas, mulheres semi-nuas apresentando um programa infantil na TV, e muita gente sambando e jogando futebol em tudo quanto é lugar. Para fechar, o Homer foi vitima de um seqüestro e o Bart foi engolido por uma jibóia. É mole? Isso é, basicamente, o que eles conseguem ver no Brasil. Mas pense bem. Como você acha que chegaram essas informações até eles? N-Ó-S! Nós levamos até eles. Brasileiro, e principalmente, a mídia brasileira adora publicar desgraças, catástrofes, escândalos, tragédias, violência, corrupção e etc. Tudo isso faz vender jornais brasileiros a rodo, e faz com que os telejornais tenham altos picos de audiência. Tudo porcaria.
No Brasil, infelizmente, boas notícias não nos interessam. Faça o teste, pegue a primeira página do jornal de hoje, veja se há uma boa notícia. Se só divulgamos porcarias sobre nós e nosso país, qual a visão que esperamos que os estrangeiros tenham? Temos que começar a nos sentir brasileiros de verdade, a procurar coisas boas no Brasil, a sentir orgulho da nossa história, da nossa gente. Sei que meu país tem muitos problemas, assim como outros paises também possuem, mas a diferença é que os outros paises não mostram sua sujeira, procuram mostrar o lado bom da “coisa”. Estou ciente dos desafios que o Brasil terá que enfrentar para se tornar um bom lugar para meus filhos crescerem. Ao invés de fugir para outro país, vou ficar e tentar fazer a minha parte, não vou esperar que os outros resolvam, que o “governo” faça, ou que Deus nos acuda. Amo essa terra; quero fazer a diferença; quero ser diferente, para que meu país também seja; quero lutar contra a mediocridade que assola nosso país. Tudo isso, porque sou um filho da pátria.

2 comentários:

Palma's blog disse...

Oi Ric!
Eu denovo!
Mmm... como começar...
Primeiramente, estou muito feliz por você estar escrevendo. Isso demonstra o quanto você é privilegiado por ser uma pessoa informada, atualizada e questionadora. Isso é muito bom!
Segundo, fiquei muito interessada em comentar sobre esse assunto. Você sabe o quanto gosto dos Simpsons e assim que li seu artigo, fui em busca do episódio. O que me deixou decepcionada não foi a maneira com que os artistas trabalharam o tema "Brasil". Como assisti o episódio na lingua original, o que me chateou foi a falta de conhecimento dos produtores quanto a língua portuguesa. A fala dos personagens brasileiros saiu com sotaque Indiano e uma tentativa muito mal feita de alguns personagens falando português. Mas não posso concordar com você que o episódio é uma maneira de observar como "os estrangeiros" enxergam o Brasil. Coloco "os estrangeiros" entre aspas pois acho que estamos falando de "Americanos", pelo desenho ser um produto dos EUA. Os Simpsons é um desenho animado que satiriza tudo e todos. É como ouvir um bom contador de piadas. Depois de uma série de piadas engraçadas, o contador diz uma piada que não tem graça nenhuma, justamente porque ele deve ter tocado num assunto não muito agradável ao nosso ver. Existem muitas pessoas espalhadas por esse mundo que amam o Brasil e que gostariam de viver neste pais. Muitos deles sabem que existem favelas, assaltos, poluição, mas também sabem que existe a Catarata do Iguaçu, as praias do Nordeste, o Carnaval, o churrasco e outras coisas boas que só o Brasil tem. Também existem pessoas que nunca ouviram falar de Brasil, ou mal sabem em que continente ele está ou idioma nele falado. O que quero dizer é que não devemos generalizar o assunto. Cada indivíduo, não só "os estrangeiros" tem conhecimento diferente sobre diversas coisas. Eu por exemplo, não tenho conhecimento nenhum sobre governo Chavez. É por isso que não me atrevo a deixar um comentário no seu artigo :) Muitas vezes habitantes de outros países passam a conhecer o lado ruim do Brasil através dos próprios brasileiros. É muito raro receber notícias do Brasil por aqui. A última vez que li um noticiário sobre o Brasil no New York Times foi quando o presidente Bush esteve no Brasil.
Gosto de ver seu otimismo a respeito do Brasil, de ver a mudança dele como um desafio e se voluntariar para fazer uma mudança. Gosto do incentivo que você desperta quando diz que fará a sua parte. Eu também queria me sentir otimista em relação ao Brasil, principalmente por ter sido nesse pedaço de solo que eu nasci. Mas uma coisa eu tenho certeza: existem lugares e lugares... lugares ruins para se viver e lugares bons, independente do país ou continente em que se esteja. Só não podemos esquecer que todos nós viemos de um único solo que é o Planeta Terra. Continentes, países, estados, cidades, são apenas classificações. Seria muito mais prazeroso ouvir dizer que todos os países se reunirão para reconstituir o Afeganistão, mas o que ouvimos é "Graças a Deus, o Brasil é um lugar de muita pobreza, mas temos sorte de não viver em guerra todos os dias".

Um beijo e um abraço bem forte Ric.

Ric Basilio disse...

resposta ao comentário de: vanessa
obrigado, novamente, por dedicar um pouco do seu tempo para ler minhas humildes opiniões, e muito obrigado pelos elogios...rs. Gostei do seu comentário, mais uma vez concordo com você, principalmente, quando você diz que há muitos estrangeiros que tem vontade de conhecer nosso país, isso é verdade. Mas a minha critica não foi generalizada, e quando citei The Simpsons como referência da visão dos estrangeiros, não estava colocando-os como minha única referência sobre a forma que eles vêem o Brasil. Mas mesmo que The Simpsons seja uma forma de "piada", toda brincadeira tem um pingo de verdade. Isso, eu ouvi de uma certa pessoa..rs, Lembra-se?
Bom, continue comentando, quando der, gosto bastante de seus comentários,

Bjs e um abraço bem forte...
Ric Basilio